sábado, outubro 15, 2005

A dívida do Santa Clara

Após a Assembleia Geral Ordinária de Setembro passado, o número 13 assola o pensamento de todos os sócios conscientes e que verdadeiramente se preocupam com o Clube Desportivo Santa Clara.
Com planos de negócios, com malabarismos financeiros e tudo mais, a realidade é apenas uma; o passivo do clube aumentou 1 milhão e 800 mil euros no ano de 2004, ou seja, aumentou 150 mil euros por mês!!
A desculpa de que a diferença entre proveitos e custos operacionais é negativamente inferior em 2004 do que em 2003, apenas consegue convencer os 40 votantes a favor do relatório e contas apresentado, ou as pessoas já se esqueceram que em 2003 o Santa Clara estava na Superliga e com gastos astronómicos como Carlos Alberto Silva, Leandro Machado e afins? Já se esqueceram da loucura que foi a aposta na época de 2003/2004?
Em 2006 estaremos atentos e aí sim, far-se-á uma comparação real entre dois anos da mesma gestão e não poderão haver grandes manobras de diversão, a não ser que os sócios do clube queiram continuar a seguir um pensamento autista e completamente limitativo daquilo que é e deverá ser sempre o caminho do Clube Desportivo Santa Clara.

Pauleta, o Rei

Contra muitas facções e muitas vontades, Pedro Resendes, vulgo Pauleta, bateu o recorde de golos ao serviço da selecção portuguesa.
Será sempre um orgulho para muitos açorianos (acreditar que todos estão felizes é ingenuidade) o feito alcançado por um jogador que, sem favores, apenas pela sua grande qualidade chega ao topo do futebol português ao nível de selecção.
Continue pois a orgulhar todos aqueles que torcem por ele, de preferência longe de Portugal, apenas em verdadeiros palcos de grande qualidade, como os que actualmente pisa, pois aí o seu valor é reconhecido.
Como seria bom voltar a vê-lo passear toda a sua qualidade, quinzenalmente, equipado de vermelho, no estádio onde defrontou o Egipto em Agosto passado com a camisola da selecção…

domingo, outubro 09, 2005

Factos

O dvd foi lançado em Junho. A realidade é que passados quatro meses o dvd continua no primeiro lugar dos dvds mais vendidos em Portugal. São precisos mais factos ou ainda há alguma dúvida acerca da grandeza da maior banda de culto portuguesa? XUTOS SEMPRE!!

O capitão no Mundial

Recordo com saudade quando o jovem Figueiredo chegou ao Santa Clara, emprestado pelo Belenenses. O seu fino recorte técnico destacava-se perfeitamente e aos poucos foi conquistando o estatuto de referência, culminando com o posto de capitão.
Ligado às maiores conquistas do Santa Clara, ficará para sempre como um dos melhores jogadores que vestiu a camisola santaclarense. O tempo faz desaparecer muita coisa mas não apaga a tremenda injustiça em que se viu envolvido no caso de doping. Tivesse o Santa Clara outros dirigentes, ou jogasse ele num clube grande e decerto que esta injustiça teria outros contornos, principalmente numa altura em que a sua carreira se preparava para altos e outros voos.
Os seus últimos tempos no clube foram marcados por muitas presenças no banco de suplentes e por muitas acusações de falta de motivação e ambição. Como poderá um jogador da casa motivar-se quando tudo aquilo que vê em seu redor é tudo menos positivo para o clube?
A realidade é que o “capitão” está de parabéns pois estará presente no Mundial da Alemanha, com a selecção de Angola!
Este é o pequeno tributo de alguém que aprendeu a admirar o jogador Figueiredo dentro do campo, e que vibrou com todas as alegrias que deu ao clube. O resto? Decerto não será pior do que muitos que vestiram a camisola do Santa Clara sem profissionalismo algum e que muitos euros ganharam à custa disso!
Obrigado por tudo FIGAS! Ficarei a torcer por ti!

O “nosso” Pedro Resendes

Admiro o treinador Luiz Felipe Scolari pela sua personalidade forte mas confesso que algumas das suas decisões ultrapassam alguma racionalidade ou até boa vontade! É difícil perceber a substituição de Pauleta no intervalo do jogo amigável em S. Miguel, no qual a grande maioria dos espectadores realizava o sonho de ver o goleador açoriano a actuar na sua terra natal ao serviço da sua selecção. A haver substituição, não podia o treinador esperar pelo início da segunda parte e efectuá-la logo nos minutos iniciais, permitindo uma merecida ovação ao jogador que certamente jamais esqueceria?
Admito que me juntei aos poucos adeptos do Liechtenstein aquando da marcação do penalti de Figo no jogo de ontem, desejando ferozmente que o jogador português falhasse a baliza! E porquê? Jogo de qualificação, Pauleta já tinha marcado um golo e encontrava-se a um de Eusébio e há uma grande penalidade cometida sobre ele próprio! Nada mais lógico que dar a oportunidade ao açoriano de fazer história e de no fundo, escrever uma página de ouro na sua já brilhante carreira. Mas não, a marcação só podia ser feita pelo D. Sebastião regressado! Resultado? Vinte adeptos do Liechtenstein a festejarem no estádio o falhanço e eu aos pulos em casa louco de alegria!
Por muito que alguns não queiram, o Pauleta vai chegar lá, vai deixar bem claro na história do futebol português que é um AÇORIANO o melhor marcador de sempre em jogos da selecção! Quanto aos outros não sei, mas eu certamente não conseguirei esconder esta grande alegria!
“Antes morrer livre que em paz sujeito!”