domingo, junho 10, 2007

Rescaldo da época

A Época 2006/2007 foi, para o Clube Desportivo Santa Clara, uma época peculiar.
Com o campeonato já a decorrer, as eleições trouxeram uma mudança de direcção e pela primeira vez, desde há uns bons 10 anos, o clube chega ao final da época com apenas 1 mês de salários em atraso.
No meio de um rol de asneiras, trapalhadas e afins, a direcção comandada por Paulino Pavão (seria mesmo?!) acaba por preparar uma boa equipa, acima de tudo competitiva, para uma Liga de Honra extremamente difícil. Os elevados salários de alguns jogadores desequilibraram um pouco mas na realidade o plantel não era mau e até poucas jornadas do fim lutou pela promoção.
A entrada de uma nova direcção, carregada da própria expectativa e esperança que um acto eleitoral só por si cria, veio equilibrar o Santa Clara. A reabertura do mercado em Janeiro foi disso exemplo. Livramento não podia ficar no clube. Não foram feitas contratações pois a situação não permitia, houve ponderação e realismo.
O excelente 4o lugar vem de certa forma premiar o esforço de muitos; jogadores, equipa técnica e direcção.
Os atritos que existiram (estarão sanados?) eram óbvios. Quando alguém que sai e não sabe perder, procura insistentemente minar todo o grupo, outra coisa não seria de esperar.
Paulo Sérgio consegue uma impressionante regularidade e competitividade no seu percurso como treinador, e isso é indesmentível.
Depois de um plantel com jogadores de nível muito elevado, a próxima temporada é encarada com muita expectativa. A aposta no atleta açoriano parece ser clara, no entanto, quando aplicada de forma obcecada e pouco pensada, torna-se numa das piores medidas possíveis. É sim importante apostar em jovens com valor, sejam eles açorianos ou venezuelanos!
É importante não esquecer que um dos exemplos mais fortes nessa aposta é feita pelo Operário, que em boa verdade, há muito já merece uma presença na Liga de Honra.
O discurso para a próxima temporada só pode ser de ambição moderada pois mais importante que tudo é procurar equilibrar as contas do clube, criar activos que se tornem mais valias no futuro. Na realidade açoriana só este pode ser o caminho, nunca abdicando claro, da ambição pela vitória jogo a jogo.
Que o Santa Clara continue a passear toda a sua classe e grandeza por todos os estádios por onde passa...

Sem comentários: