sábado, maio 14, 2005

Não sou o único

Num anterior devaneio meu, publicado aqui no blog, falei dos poderes instalados nas universidades e do elevado insucesso escolar dos alunos registado no ensino superior, levando, em 50% dos casos, ao abandono da universidade.
Pois bem, pensava eu que era o único a “inventar” essas coisas, e que tudo isto não passava de imaginação minha ou até exagero da minha parte, quando ao ouvir um noticiário nacional, a notícia de abertura era a de que o presidente da república insurgia-se contra o insucesso escolar no ensino superior, defendendo que devia haver uma fiscalização exterior à universidade para fiscalizar as avaliações que nelas são feitas, por forma a averiguar acerca da sua adequabilidade académica e até legalidade, procurando assim encontrar as suas verdadeiras razões.
É verdade que essa ideia até chegar ao papel vai demorar algum tempo, podendo até nunca lá chegar, mas a verdade é que conheço muitos e muitos professores universitários que já devem estar com as “beirolas” a tremer, lá isso conheço...

2 comentários:

Anónimo disse...

queimaste fitaS???

vi

Anónimo disse...

Beirolas!! Mas ke bonito termo.
Acredito que, em mts cadeiras de mts cursos de mts universidades, o grau de exigência na avaliação é mt grande. N sei se é por capricho do professor responsável ou até por "atoleimadice" do demónio, ou mesmo pela Universidade em causa, mas o certo é que cada Universidade vive de propinas e só paga propinas kem lá está dentro, há algo de suspeito em todo o processo. Acho mt bem ke se averigue e fiscalize todo o sistema de avaliação e ke se compare com o ensino superior por essa Europa fora e finalmente tenhamos uma conclusão se um milagre acontecer.
Saudações
NVieira