sábado, agosto 06, 2005

O quartel

Há pouco tempo, num blog relacionado com a Ribeira Grande, deparei-me com uma “discussão” em torno do novo quartel dos Bombeiros Voluntários daquela cidade. O ponto principal, focado e criticado por todos era a arquitectura do quartel, que por todos é considerada horrível.
Faz-me confusão a mesquinhice portuguesa do falar mal de tudo e de todos sem conhecimento de causa, e principalmente a forma injusta e ignorante como se critica.
Um quartel não é um ponto turístico ou de atracção turística, como tal a arquitectura nunca poderá ser o aspecto principal a ter em conta, mas sim a sua funcionalidade no serviço às populações necessitadas.
Assumindo regras básicas de bom senso e de enquadramento a nível de arquitectura, o projecto de estrutura é o principal e mais importante aspecto a considerar, e no caso de um quartel de bombeiros, a sua complexidade aumenta exponencialmente.
O presidente da Associação dos Bombeiros Portugueses (que conhece todos os quartéis em Portugal) considerou o quartel ribeiragrandense como um dos mais funcionais a nível nacional, colocando-o mesmo na linha da frente a nível de qualidade no que respeita ao top nacional. Esse sim é o melhor elogio que se pode ter. Agora discutir se o beiral fica melhor de branco ou às flores, desculpem-me mas só pode ser secundário…

4 comentários:

Anónimo disse...

Vc chama mesquenhice falar mal da arquitetura?
Das duas uma, ou é BURRO ou é CEGO.
Vc acredita num discurso, que é repetido sempre que se inaugura um Quartel, pelo Presidente da Associação?
Das duas uma, ou é TÓTÓ ou é SURDO.
Vc acha que não há direito de criticar o que está mal?
Das duas uma, ou é BET ou é MUDO.

Como não quero acreditar que vc é BURRO, TÓTÓ, e BET, chego á conclusão que é DEFECIENTE.

PS: BET = Burro E Tótó.

Vai-te tratar.

ACBC disse...

Desde já o meu grande obrigado pela autentica lição de português. Confesso que nem nos meus melhores dias iria conseguir adivinhar que BET é o mesmo que Burro e Totó!
Aquilo que foi considerado de mesquinhice foi o constante falar mal da arquitectura (já que não sabem falar de outra coisa!!) não valorizando nada quando na realidade existem algumas aspectos estruturais a serem enaltecidos no referido quartel!
É óbvio que há o direito à discussão sobre a arquitectura do quartel, mas esta será sempre muito subjectiva, aliás como toda e qualquer discussão relacionada com o bonito/feio!
Quanto às acusações que me faz, admiro a sua perspicácia em adivinhar e apontar a minha condição de deficiente! Tem toda a razão, tenho uma deficiência na unha do dedo grande do pé, que é de nascença! Ninguém é perfeito! Nas outras acusações não me debruçarei porque tenho muito respeito pelos burros de 4 patas, muito mais que pelos de 2 patas que alegremente andam por aí…
Quanto à sua afirmação “vc acha que não há o direito de criticar o que está mal?”, como já referi tem todo o direito, mas tem primeiro que identificar o que está mal o que não é o caso! A arquitectura quando muito está bonita ou feia, e isso está na cabeça de cada um.
Quanto ao “vai-te tratar”, agradeço a gentileza e aproveito para dizer que estou a tratar disso, mas está difícil de arranjar quem me trate, a frase é sempre a mesma “Desculpe lá mas você não tem solução…”. Sabe que mais, é “amanhar” assim mesmo…

Simão Pfc Neves disse...

Com ZVXV que ganha é sempre você,

porque o gajo é um autêntico dicionário ambulante.
Meu caro, existem edifícios que dada a sua aplicação prática, têm que ser isto mesmo práticos.
Com isto quero dizer:

NÃO PODEMOS PERDER TEMPO COM PANELEIRICES DE CANTOS E ROCÓCOS.

Um quartel de bombeiros, é por exemplo como um pavilhão desportivo, tem que aproveitar todo o espaço disponível transformando-o em espaço útil e nunca em cantos e cantinhos muito desaproveitados, mas bonitos.

Um quartel de bombeiros tem que ser prático, porque o dinheiro é para gastar com coisas mais úteis para eles, como por exemplo material de protecção, ambulâncias, autotanques, etc...

Mas não, na sua opinião ZVXV isto é ser burro, porque o que interessa é que o quartel seja "riquinho".

Não lhe quer por um laço, já agora...

Tristeza de gente.

Já agora que nome existe no seu dicionário para um tipo ou tipa que chama nomes a outro porque ele critica uma opinião que ouviu acerca de uma crítica à arquitectura de um edifício?

Devia ter vergonha, pois se é um defensor da liberdade de expressão, tem que o ser para todos os lados, não só para o seu...

Anónimo disse...

Ainda tou pa descobrir como gente de bem, séria e honesta como o ACBC atrai raças como a do zvxv. Eu até acho que o Quartel dos BVRG tem a sua pinta, ke está descontextualizado da área envolvente está, mas enfim, é isso ke temos em PDL e agora na RG. Concordo que a funcionalidade deve ser o principal objectivo de um quartel de bombeiros, mas n percamos de vista a ideia "de juntar o útil ao agradável", por muito que pareça descabido.