terça-feira, abril 12, 2005

Longa se torna a espera…

Tenho o grande orgulho de conhecer relativamente bem toda a obra e todo o percurso da maior banda de rock portuguesa de sempre, os Xutos & Pontapés, estando inclusive presente em alguns concertos marcantes e históricos.
26 anos de união, distâncias, atritos, alegrias, lágrimas, drogas, álcool, glória, reconhecimento, mas acima de tudo de uma autêntica legião de fãs que fazem dos Xutos uma forma de viver.
Os Xutos são a minha forma de viver; os seus hinos fortes, a postura avessa a mediatismos, não encontram paralelo no panorama do rock português e são, acima de tudo, influências para dezenas de bandas que por aí proliferam.
Em Outubro de 2004, bem acompanhado pela “ mais que tudo” e por grandes amigos, assisti a um memorável concerto de celebração dos 25 anos da banda. Pavilhão Atlântico cheio, gerações de netos acompanhadas pelas gerações dos avós soletravam as letras, mas acima de tudo, mergulhavam na magia da banda. Esta é a essência dos Xutos, o prazer da música em contra ponto com o poder do marketing e vontade desmesurada pela venda de discos.
Resultado: 26 anos e nem um registo em DVD editado!
Os fãs desesperam e imploram, mas até agora nada…
Já diz a música… “ Longa se torna a espera”.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que grande banda, ou grande bando!!
Os XUTOS são o exemplo a seguir para qualquer banda, quem porfia sempre alcança. Já ouvi alguns pretendentes a uma banda de sucesso dizerem: "Se eles conseguiram, nós tb vamos conseguir, sem problemas".
Ora bem!!

Haja saúde

Anónimo disse...

O nvieira já devia ter juízo, os XUTOS não são exemplo pra ninguem são uma excessão à regra!!

Anónimo disse...

Pois já, mas enfim, nada se perde tudo se transforma.
E=mc2

Anónimo disse...

Os Xutos são realmente o expoente máximo a que uma banda de Rock pode almejar numa carreira em Portugal.
Apesar de não ser uma das minhas bandas favoritas, tenho de admitir que têm canções fabulosas (não estabelecer comparação com um jogador do FCP) que se integram facilmente em qualquer colecção de clássicos do Rock (nacional e mundial). Desde excelentes baladas como "O Homem do Leme" passando pelo Rock Puro e Duro em temas como "Enquanto a Noite Cai" ou " Jogo do Empurra" , os Xutos são tão versáteis quanto competentes.

Claro que nunca chegarão à qualidade divinal dos U2 mas isso é algo a que raríssimas bandas podem alguma vez ambicionar, quanto mais conseguir.

Concluindo, e correndo o risco de ser repetitivo, os Xutos são ícones incontornáveis do Rock Português, a que só essa grande banda que são os Bigamia, poderão algum dia estabelecer alguma base de comparação no seu sucesso.

Um abraço!

P.S.: Acho que li nalgum sítio que ia ser lançado um DVD ao vivo...