sábado, abril 23, 2005

Números da OCDE

Num relatório apresentado pela OCDE em 2004, foram apresentados números impressionantes. Portugal tem o maior índice de abandono escolar da Europa. Outro número indica que a percentagem de diplomados em relação às entradas no ensino superior é de 50%, ou seja, 1 em cada 2 jovens que entram no ensino superior em Portugal abandonam o curso a meio. Este número não tem paralelo na realidade europeia e vem tão só cavar ainda mais o fosso existente entre o país lusitano e o resto da Europa.
Soluções? Acabar com as propinas? Claro que não! Acabar com os exames? Evidentemente que não! Ignorar esta realidade e assobiar para o lado? É o que tem sido feito nos últimos anos.
É urgente reformular todo o ensino superior, enquadrar as licenciaturas para aquilo que a sociedade necessita e não para servir os interesses de muitos professores universitários.
Não pode haver medo de arriscar, e arriscar é tão só assumir o que está mal procurando servir da melhor forma a verdadeira realidade do mercado de trabalho.

1 comentário:

Simão Pfc Neves disse...

Concordo plenamente.
No último ano do meu curso, a Universidade dos Açores estava a reformular o curso de Organização e Gestão e qual não foi o meu espanto quando vi que não adaptou o mesmo às novidades da gestão moderna. Antes adaptou-se aos professores que davam aulas lá.
Outro exemplo foi o terem encerrado o curso de gestão nos Açores, por haver dificuldades em escoar os finalistas para o mercado de trabalho.
Tudo bem.
O mais incrível é que abriram ECONOMIA!!!!
Porque era preciso dar 2º e 3º emprego aqueles professores.
No meu tempo não queriam que trabalhadores-estudantes pudessem acabar os seus cursos em 4 anos e meio, mas os estudantes a tempo inteiro tinham que ter aulas à sexta-feira até à meia noite, porque os professores tinham outras profissões.
Estes e muitos outros são exemplos (maus) do que é preciso mudar.
Mas todas as alterações se resumem a ACABAR COM OS TACHOS...