quinta-feira, março 24, 2005

O relatório do tribunal

De acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas (TC), a Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuiu um subsídio ilegal ao Santa Clara de cerca de 60 mil euros, premiando a subida à então, I Liga de futebol em 2001.
Segundo o relatório do TC, “o desporto profissional não pode ser objecto de comparticipações ou patrocínios financeiros”, apesar da defesa da Câmara alegando que tal montante se destinava a “investimentos nos estádios ou infra-estruturas desportivas necessárias ao nível competitivo”.
Esta notícia foi publicada, entre outros, no Diário de Notícias do dia 23 de Março de 2005.
Tem razão o TC! Mas que vergonha é essa?
Legal foi o que aconteceu aquando da construção dos novos estádios para o Euro 2004, a saber; permutas duvidosas de terrenos para posterior compra dos mesmos a preços exorbitantes por parte da Câmara (Porto), cedência de terrenos de valores muito elevados (Lisboa), e endividamento incalculável por parte de todas as autarquias (Leiria, Aveiro, Coimbra e por aí fora) com benefícios directos para clubes que nada fizeram para os merecer.
Resultado? Todas essas Câmaras já ultrapassaram há muito o limite de endividamento, actuaram muito acima das suas possibilidades. Existe o risco muito provável de dois destes novos estádios passarem a passear a sua classe na II Liga no próximo ano! A não ser que haja novamente uma “força nacional e patriótica” vestida de preto, que venha a salvar estes clubes de uma descida de divisão merecida.
Por outro lado, decorrem já investigações, por parte da polícia judiciária, à Câmara de Leiria de forma a averiguar da legalidade da cedência de muitos terrenos à União Desportiva de Leiria, cujo presidente apenas veio trazer ao futebol podridão e até desvairos existenciais roçando alguns sinais de autênticas alucinações!
Serão estas as relações “legais” entre autarquias e o futebol?
Sou um profundo crítico da actual direcção do Santa Clara, principalmente de toda a sua gestão. Os contratos paralelos e as investigações da polícia judiciária falam por si, no entanto, apenas podemos considerar injustos e tendenciosos os apoios dados ao Santa Clara, se outro clube atingir o mesmo patamar e não receber o mesmo.
Ninguém está acima da lei, se o subsídio é ilegal, teremos que aceitar tal facto, agora verificar a impunidade perante outras “realidades nacionais” é algo com o qual não podemos nem devemos pactuar.
Descanse pois o TC, que pelo menos este ano nenhum subsídio “ilegal” será atribuído ao Santa Clara, para grande tristeza minha…

3 comentários:

Anónimo disse...

Minha Nossa Senhora:"investimentos nos estádios ou infra-estruturas desportivas necessárias ao nível competitivo”?? Aqui está um clube que não se sustenta, que n tem um recinto desportivo próprio digno de receber um jogo de futebol.E depois temos os outros clubes, que enfim, recebem qualquer coisa também na sombra, mas que têm os seus campos de jogos e estruturas de apoio e não precisam de um par de muletas para atingirem um patamar desportivo condizente com a sua realidade. Não sou nenhum Velho do Restelo, quero o melhor para o CDSC, mas por favor sejamos sérios, honestos, transparentes e justos!!

NVieira

Anónimo disse...

Nenhum clube de futebol em S. Miguel tem um recinto desportivo próprio para receber um jogo de futebol!! Se algum outro clube, que não o Santa Clara, atingir a II Liga, terá forçosamente de ir jogar para o estádio de S. Miguel, pois os actuais campos de jogos não têm condições!
O apoio que o Santa Clara recebeu visou melhorar o seu complexo de São Gonçalo, utilizado pelos escalões de formação, mas acima de tudo, visou premiar a subida de divisão que quer queiramos quer não veio dinamizar ainda mais a cidade face à visita de tudo o que acompanha uma equipa de futebol profissional.
Cá estarei para no futuro, e caso alguma equipa açoriana consiga atingir a II Liga ou Superliga, ver se essas mesmas equipas vão ou não receber esses mesmos apoios.
Assumindo a postura séria, honesta, transparente e justa, facilmente verificamos que em 2001, e quando o Santa Clara chegou à 1ª Divisão, o presidente da Câmara era nada mais nada menos que o actual presidente do União Micaelense, que nunca escondeu o seu unionismo... Apoio tendencioso e viciado?? Acho que está tudo explicado...

Anónimo disse...

Bem, so me resta dizer que a actal Presidente de Camara, isto sim é uma presidente, nao bandalhos como o Manuel Arruda...De qq modo, convido os meus amigos a votarem nesta bela cor laranja já nas proximas autárquicas...
Agarrado, eu bem que tentei, mas o Luciano Melo já deve saber em que zona do pdm os terrenos do santa vao ficar inseridos...ainda bem que fui a tempo de mudar aquilo para "espaço natural"...acho que nem a presidente consegue construir nesses terrenos...